quarta-feira, 13 de junho de 2012

A importância de reciclar o lixo

Queridos Leitores, sei que vocês podem achar chato esse post, mas seria muito bom se vocês pudessem ler com muita atenção, é algo de extrema importância e que diz respeito a todos, nós do blog somos a favor da reciclagem do lixo!

Até a metade do século 20 o lixo não significava um problema,
sua quantidade era muito menor e podia ser facilmente tranformado pelo próprio Meio Ambiente em nutrientes para o solo. A maioria das pessoas tinha o hábito de ter em suas casas uma horta ou uma criação de galinhas e outros animais domésticos, a quem elas davam seus restos de comida. O que restava era enterrado, retornando ao solo. Portanto, tudo ia muito bem. O pouco que sobrava era recolhido e a natureza fazia sua parte. Entretanto, com o passar dos anos, o modo de vida dos habitantes do planeta foi mudando. As cidades foram crescendo, reduzindo o espaço de moradia e o tempo disponível dos cidadãos.
O resultado é que passou a fazer parte da vida cotidiana a compra de alimentos e outros produtos embalados, prontos para o consumo; sendo assim a quantidade de lixo crescia muito.
Tudo isso passou a significar também montanhas e montanhas de embalagens, sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, sacolinhas, latas... O grande problema é que são materiais que demoram muito tempo para se degradar e se incorporarem novamente ao ciclo da vida na natureza.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o nosso país produz em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera aproximadamente 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 kg, sendo que grande parte desse lixo ainda não é reciclado.
Atualmente, vivemos em uma sociedade capitalista, em que tudo que acontece gira em torno do dinheiro. A vida moderna nos grandes centros levou ao longo dos anos ao hábito de consumo de produtos industrializados. Este hábito tornou-se muitas vezes compulsivo levando as pessoas a comprarem mais do que o necessário sem, contudo se preocupar com o lixo que estariam gerando a partir destas aquisições. Esse consumo desenfreado está gerando um aumento significativo de lixo e o nosso planeta já não está suportando toda a devastação dos recursos naturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário