sábado, 28 de julho de 2012

O lado triste do Zoológico de Lujan


Minha opinião: não visite!
Para quem não conhece, o Zoológico de Lujan fica localizado em uma cidadezinha perto de Buenos Aires. Ok, mas o que há de diferente nesse zoo para receber tantos turistas? A diferença é que em Lujan você pode entrar nas jaulas dos animais, tirar fotos, dar comida para elefantes, acariciar os tigres, entre outras atividades. Quando fui em Buenos Aires pela primeira vez, estava ansiosa para conhecer esse lugar. Durante o passeio, estava empolgada para conhecer os animais e andar  pelo zoológico. No final estava me sentindo a pior pessoa do mundo. Que tipo de turismo era esse? Os animais eram explorados, estavam exaustos e apáticos, os filhotes de leão se escondiam nas beiradas da jaula enquanto as pessoas tiravam fotos. 
Como felinos que na natureza possuem um instinto agressivo,  se tornavam tão mansos, permitindo que as pessoas tirassem fotos com eles até nos momentos das refeições? Dizem que os animais não são dopados, mas é difícil de acreditar.
Sinceramente, sei que a ideia de tirar fotos, e entrar nas jaulas é incrível, mas será que vale a pena bancar esse circo? Acho que nunca me arrependi tanto de pagar uma entrada de uma atração turística. Aqueles animais mereciam um pouco mais de respeito. Saí de lá confusa, com um aperto no coração, com um sentimento de impotência por não poder ajudar, saí de lá com a certeza de nunca mais voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário